Novembro Azul! Mais um mês de luta e prevenção!

1:37 PM

Oi oi gente hoje vamos tratar de mais uma campanha de conscientização! Novembro é o mês azul, sabe o que isso significa? Mês de conscientização do câncer de próstata, e também temos a conscientização do Diabetes! Ou seja um mês muito importante né? Mas hoje vamos tratar só do câncer de próstata. Então quem quiser saber mais continua lendo aí.

O que é o novembro azul?
Como todos já sabem outubro é o mês de prevenir e conscientizar todas as mulheres contra o câncer de mama, o novembro azul serve para conscientizar os homens da importância do exame e prevenção do câncer de próstata.

Qual é o objetivo?
O novembro azul tem como objetivo, prevenir, conscientizar e principalmente acabar com o preconceito com o exame de prevenção do câncer de próstata.

Qual é o símbolo?
O símbolo do novembro azul é o bigode do estilo Mario Bros, e também o famosíssimo laço azul.

Como surgiu?
Surgiu na Austrália no ano de 2003, pelo fato do câncer de próstata estar matando muitos homens ao ano nos países desenvolvido e nos semi-desenvolvidos.

Prevenção?
As chances cura para o câncer com diagnóstico precoce são de 90%. Os médicos recomendam aos homens de mais 50 anos ou os quem tem acima de 40 com fatores de risco que façam os exames anualmente para ter certeza de que está tudo bem. Manter uma vida saudável também ajuda a prevenir o câncer.

Tipos de diagnóstico?
O primeiro e mais conhecido tipo de exame é o Exame de toque Retal: É aquele exame que boa parte dos homens se recusa a fazer pois acha que isso não é coisa de macho e essas coisas. É o exame mais complexo pois pode detectar qualquer anormalidade na próstata.
O segundo exame é o PSA - antígeno prostático específico: É uma dose de proteína no sangue, esse exame é feito através do exame de sangue e dependendo do valor de PSA os médicos decidem o que fazer.
O terceiro é um Ultrassom Transretal: é feito em homens que já possuem câncer e serve como auxilio aos médicos para se informarem de como esta a situação do paciente.
O quarto é Cintilografia óssea: também é feito com homens que já estão com câncer e é extremamente necessário para os médicos descobrirem em que estágio esta o câncer.

Fatores de risco:

  • Hereditariedade: Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.
  • Idade: Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos. 
  • Alimentação: A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença. 
  • Hábitos de vida: Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina” insulin-like growth factor, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. 
Fonte: Novembro Azul .


Então gente era, meninos alertem seus pais, avôs, tios e afins, meninas ajudem na divulgação da campanha. E era isso. 


Com Carinho, Carol.






You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images