In Aleatório

Dicas de redação

Oi Oi gente, tudo bom?

Eu vou fazer o Enem, vestibular e essas coisas esse ano, e como já de se imaginar, terei que fazer redações. Então nesse post vou dar algumas dicas para escreverem  redações ok?

Em primeiro lugar lembre-se sempre: todo e qualquer tipo de texto tem que ter inicio meio e fim. ou seja redações podem ter de 3 á 4 parágrafos,  o importante é nunca se esquecer de fazer essas três coisas ok?

Outra coisa é sempre se manter o mais informado o possível, lendo matérias, tanto regionais quanto nacionais. Geralmente a escolha dos temas vem dos assuntos mais pelêmicos e em alta na mídia. Como por exemplo, o vestibular de inverno da ACAFE teve como tema da redação a copa do mundo. Eu particularmente, acho que o tema da redação esse ano do Enem será sobre a Ditadura militar.

Uma coisa que eu aprendi com a minha professora de história (Paula :3) é que você NUNCA pode fazer uma critica ou ir contra o governo nas redações, você poderá perder muitos pontos ou sua redação pode até ser desconsiderada, então falar mal da Dilma: NUNCA.

Outra coisa legal e que ajuda muito, que eu aprendi é um esquema de redação:

Titulo -> 1° paragrafo: tema + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 (se houver) -> 2° paragrafo: Desenvolvimento do argumento 1 -> 3° paragrafo: desenvolvimento do argumento 2 -> 4° paragrafo: desenvolvimento do argumento 3 -> 5°paragrafo: Expressão inicial + reafirmação do tema + argumento final.

Esse esquema eu utilizei na escola para fazer minha redação sobre a copa, eu achei muito útil e fácil. Você só precisa montar os parágrafos e argumentos e assim montar o texto. Uma dica bem legal para conseguir desenvolver os argumentos é fazer a pergunta " por quê?" ao tema. E quando não se tem muito conhecimento sobre tal tema, não é necessário ter 3 argumentos, mas é necessário ter no minimo 2.

Minha ultima dica são as expressões iniciais para conclusão de redação:
- Dessa forma
- Sendo assim
- Em vista dos argumentos apresentados
- Em virtude do que foi mencionado
- Assim
- Por todas as ideias apresentadas
- Tendo em vista assim os aspectos observados

Bom essa foram minhas dicas, espero que tenha ajudado vocês. Boa sorte á todos nós que vamos enfrentar essas provas no final do ano!

Sucesso á todos, com carinho,
                                                  Carol

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

https://instagram.com/c.m.de_lima?utm_medium=copy_link

Flickr Images

Like us on Facebook